Tema: Saúde e hábitos de vida saudáveis
Competência(s):
· Conhecer consequências nocivas à saúde da ingestão de álcool, consumo de drogas, tabaco e o sedentarismo;
· Conhecer doenças com maior impacto na mortalidade;
· Promover hábitos de vida saudáveis.
O trabalho será realizado em Powerpoint e deve obedecer à seguinte estrutura:
· Capa – Identificação dos estudantes, turma, ano letivo, disciplina e turma. Fundo do diapositivo com imagem à vossa escolha, alusiva ao tema. Esta imagem deve ser aplicada ao fundo de todos os diapositivos, mas com maior transparência;
· Introdução – Breve apresentação sobre o objetivo do trabalho e por que decidiram trabalhar o tema escolhido. Mencionar por que consideram o tema relevante para a sociedade atual;
· Desenvolvimento (um diapositivo para cada ponto)
Ø Apresentar uma definição de alcoolismo, tabagismo, toxicodependência ou sedentarismo, conforme o tema escolhido pelo grupo;
Ø Referir de que forma estes vícios surgem na vida das pessoas;
Ø Elencar os problemas de saúde associados a estas práticas, assim como as suas repercussões sociais;
Ø Enunciar informações de foro estatístico sobre a prevalência destes problemas em Portugal e no mundo, quando possível.
Estes subpontos devem ser realizados em consulta com a informação disponível no blogue https://cidadaniamarquesa.blogspot.com/ e redigidos por palavras dos estudantes. Portanto, qualquer cópia total do texto do blogue, ou de outras fontes, resultará na reprovação do trabalho. No entanto, devem citar as fontes que usaram, no último diapositivo do trabalho.
Não façam descrições muito alongadas! Devem privilegiar uma descrição sucinta sobre o que vos é pedido, sem deixar o powerpoint sobrecarregado. Podem regidir as informações em tópicos, ao invés de texto corrido, se assim preferirem. O texto escrito deve ter o tipo de letra Calibri, tamanho 12 e espaçamento de linha 1,0.
As informações sobre a segunda fase do trabalho serão disponibilizadas em breve. O trabalho continuará a ser desenvolvido até ao final do primeiro semestre, pelo que se espera que os estudantes também trabalhem autonomamente, em casa e estejam atentos às atualizações sobre o trabalho. Devem guardar o trabalho com o título CID-DES-8ANO.
Se tiverem qualquer outra dúvida, não hesitem em perguntar. Bom trabalho!
Critérios de avaliação |
Muito bom Nível 5 (90-100%) |
Bom Nível 4 (70-89%) |
Suficiente Nível 3 (50-69%) |
Insuficiente Nível 2 (20-49%) |
Muito insuficiente Nível 1 (0-19%) |
Conhecimentos (70%) |
|
|
|
|
|
Seleção de informação |
Seleciona informação relevante de acordo com o tema abordado. Filtra a informação essencial. |
|
|
|
|
Completude |
Apresenta todos os tópicos pedidos. |
|
|
|
|
Conceitos da disciplina |
Utiliza, com segurança e pertinência, os conceitos específicos do tema abordado, nas circunstâncias adequadas. |
|
|
|
|
Atitudes (30%) |
|
|
|
|
|
Comunicação |
Apresenta uma escrita coerente, sem erros gramaticais, com uma linha de raciocínio bem definida e fácil de entender. |
|
|
|
|
Respeito pelos direitos de autor |
Cita e/ou refere a fonte das informações postuladas no trabalho (fontes escritas, iconográficas, audiovisuais, entre outras). |
|
|
|
|
Responsabilidade |
Conclui as tarefas dentro do prazo. |
|
|
|
|
O vosso trabalho deve ser enviado para o endereço afonso.costa@marquesa-alorna-lisboa.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário